FESTA DE SÃO JOÃO
O ARTISTA POR ELE MESMO
VITOR, Raul São. Autores e Livros. Suplemento Literário. In: A Manhã. Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 1944.
- Guignard: Encaro a minha própria pintura como obrigação e dever no tempo atual. Nascido no Brasil, educado na Europa e renascido no Brasil em matéria de desenho e pintura, coloco com preferência minha arte no caminho patriótico de mostrar como verdadeiramente deve-se ver, sentir e realizar.
- Jornal: Quais são suas primeiras experiências e realizações?
- Guignard: As minhas primeiras experiências obtive em trabalho pintura (esforço) imaginativo em Florença (Itália), em 1925. Contato com a verdade sentida no desenho, observando, estudando e desenhando os morros (Morro da Babilônia – Rio em plena luz de verão – Janeiro de 1932). Contato com a pintura meio pontilista, também Rio 1929.
- Jornal: Quando estreiou em público?
- Guignard: 1927, com uma pintura na Exposição Internationale di Venezia (Itália).
- Jornal: Quais as premiações que obteve, os principais encargos artísticos que realizou?
- Pintura (Salão Oficial Rio de Janeiro): 1929, Medalha de Bronze; 1939, Medalha de Prata; 1940, Prêmio de Viagem ao País; 1942, Medalha de Ouro.
- Desenho: Medalha de Prata Salão Oficial, 1940.
- Professor de desenho na Fundação Osório desde 1934.
- Ex-professor de Desenho Livre na Universidade do Distrito Federal.
- 1937, 2º prêmio pintura no Salão Oficial de Buenos Aires (Sala Brasil).
- Jornal: Quais são hoje as suas aspirações?
- Guignard: Demonstrar como se deve ver e sentir a nossa natureza.
- Jornal: Existe, na sua opinião, uma diferença entre "arte acadêmica" e "arte moderna"?
- Guignard: Existe sim uma diferença entre arte acadêmica e arte moderna e, principalmente, muito atualmente na nossa terra. Aceito só arte acadêmica justa e sincera, citando nomes, Franz Post, Taunay, Pedro Américo, Vitor Meirelles. A atualidade contemporânea “arte acadêmica” é falsa, baseada, sem espírito idealista, só atrapalha os jovens. Arte moderna aqui não concordo com todos, porque há muitos Falsos Modernos. Agora muitos merecem e são dignos de ser, porque são sinceros apesar de ser combatidos, mas são idealistas, idealistas verdadeiros para um caminho justo e sincero, colocando nossa terra, que fatalmente a renovação existe.
- Jornal: Crê que haverá conveniência que seja criado no Brasil um Museu de Arte Moderna?
- Guignard: Em tempo próximo deverá ser criado um Museu de Arte Moderna. Agora deverá ser exigido um julgamento severíssimo. Deverá haver duas seções (desenho e pintura). Muitos artistas brasileiros vão ser condenados, porque são Falsos Modernos. Artista nato brasileiro que provou ser sincero, idealista e que deu prova da pura realidade de artista ao seu próprio colega.