top of page

OBRA EM DESTAQUE

Festa de São João.jpg

FESTA DE SÃO JOÃO

Representação de um dia de festa em um pequeno povoado. Em primeiro plano, vê-se grupo de crianças e adultos, que caminham em direção ao centro do lugarejo. Casas térreas, despojadas e sem requinte, alinham-se à margem direita do caminho. Mais adiante, o casario se concentra, em meio a igrejas, nas encostas de uma colina cortada por caminhos em "S". Ao longe, destaca-se o arremate triangular de uma montanha encoberta por nuvens. Balões coloridos pontuam o céu nublado, com restos de azul.

 

Características Iconográficas:

Representação de uma paisagem urbana típica de pequenos povoados mineiros. Os balões, que pairam no céu e que são levados por adultos e crianças, evidenciam que se trata de uma festa junina, tema de especial predileção de Guignard, que começa a surgir em sua obra a partir dos primeiros anos da década de 1940.

Características Técnicas e Estilísticas:

Pintura a óleo sobre tela. Policromia nos tons verde, azul, ocre e rosa. Sublinhada pela trajetória ascendente dos balões, a composição é vertical e se desenvolve frontalmente. Apresenta movimentação sugerida pelo caminhar das pessoas em direção ao centro do povoado. A ausência de proporção entre o casario e o grupo de pessoas é bastante comum em composições de paisagens de Guignard, nas quais a pessoa humana se torna uma miniatura. Destaca-se, nas fachadas das casas, o desenho das portas e janelas, que difere substancialmente do estilo do artista manifestado em situações similares.

Festa de São João, 1960

Alberto da Veiga Guignard

Óleo sobre tela

35,0 x 27,0 cm

Coleção particular

bottom of page