FESTA DE SÃO JOÃO
EXPOSIÇÕES DO MUSEU CASA GUIGNARD
No início dos anos 60, Guignard quase realiza o sonho de finalmente ter uma casa na cidade de Ouro Preto. Seu desejo foi interrompido devido ao seu falecimento em junho de 1962, antes de se instalar na edificação recém adquirida na Rua Conselheiro Quintiliano. O projeto, alimentado por seus amigos e admiradores, ganha corpo finalmente em 1987 com a inauguração do Museu Casa Guignard.
A Casa de Guignard é Ouro Preto. Ele amava a cidade, suas igrejas, torres e colinas, o casario esparramado pelas ladeiras, balões juninos em revoada no céu. Mas, Ouro Preto tem uma casa especial para Guignard, realizando o sonho do artista que nunca chegou a ter, aqui, uma casa só para ele. Assim, a visita a Ouro Preto se completa com o conhecimento de sua obra, pela qual alcançamos a dimensão mais apaixonada da cidade com a arte.
Ao longo desses anos, a instituição tem sido referência para pesquisas sobre a vida e obra do mestre, tornando-se um centro cultural para difusão de sua produção. Seu acervo está disposto em vitrines e painéis legendados, em exposições de longa e curta duração. Especificamente, a exposição de longa duração ocorre em duas salas no primeiro pavimento, cinco espaços temáticos no térreo. Já as exposições de curta duração são produzidas no Espaço Cultural Priscila Freire, junto ao subsolo.
